Festival de Tecido

II Portal Educap

 

Sr.s Pais/Responsáveis pelos alunos dos 3os anos
            Gostaríamos de descrever o trabalho relativo ao conteúdo de Ciências referente aos órgãos dos sentidos, desenvolvido junto às classe dos  3os anos durante o mês de março.
            Aproveitamos esse conteúdo de Ciências para reconhecer e intensificar as diferentes sensações que podemos ter ao enfatizar experiências neste vasto e complexo campo dos sentidos através de um trabalho multidisciplinar. Destacamos a palestra dada pela professora e pesquisadora Dra Hellen Dea Barros Maluly e as experimentações sonoras realizadas na aula de música com o Prof. Jairo Perin.
            Confira abaixo, as descrições das atividades que realizamos e acessem o site do colégio para poderem visualizar estas imagens. Todas as atividades experenciadas foram anotadas e relatadas nos cadernos dos alunos.
Atividades
1. Visão: "Múltiplas perspectivas para o olhar"
            Sobre uma mesa foram colocados 3 (três) objetos fixos. Cada aluno teve a oportunidade de observar e desenhar os objetos nesta disposição sobre a mesa, em três ângulos diferentes. Voltando para a sala de aula, com os três desenhos em mãos e ausência dos objetos, foi pedido a cada um, que desenhasse uma quarta disposição desses, sobre a mesa.
            Também foram apresentados vídeos, que apontavam percepções, que nosso olhar não consegue capturar:
            a) câmera super lenta: http://www.youtube.com/watch?v=Jh2icd1ores
            b) formiga tomando água http://www.youtube.com/watch?v=-b_jIJI5i5Y
 
2. Paladar: "Palestra Gosto"
            Recebemos a visita da professora Hellen Maluly, doutora em Engenharia de Alimentos pela Unicamp, para conversar com nossos alunos sobre os cinco gostos básicos: doce, salgado, amargo, azedo e umami.
            Hellen, especialista no gosto umami, descoberto há mais de 100 anos pelo japonês Kikunae Ikeda e que só foi reconhecido como quinto gosto básico em 2000, nos mostra que gosto também se discute e mais ainda, se aprende a percebê-lo pela educação do paladar.
Nesta atividade, os alunos também realizaram uma degustação dos cinco gostos básicos e tentaram percebê-los, bem como distinguir gosto de sabor, palavras que muitas vezes usamos como sinônimos mas que são diferentes.
De acordo com a professora a sensação do gosto é identificada pelas papilas gustativas presentes na língua e em seguida é enviada ao cérebro. Já sabor seria a interação entre gosto e os outros sentidos, principalmente o olfato.
3. Audição: "Oficina Sonora"
            Nesta atividade o professor Jairo conversou e apresentou aos nossos alunos diferentes tipos de sons e, muitos que até antecederiam ao nosso reconhecimento musical, quando estes ainda não foram transformados em linguagem.
            Também mostrou aos alunos, diferentes experimentos sonoros, conversando sobre alguns conceitos pertinentes a ciência, para mostrar diferentes meios de propagarmos as ondas sonoras.
4. Tato: "Exploração corporal"
            Os alunos estimulados pelas professoras andaram descalços experimentando diferentes texturas do colégio. Saíram da classe e caminharam por diversos pisos do ambiente escolar (corredor, cerâmica, emborrachado da escada, cimento do pátio, estacionamento, areia do parque, piso da quadra). Usando braços, pernas e costas, sentiram a textura das paredes, muros, chão, contato com o outro. Diferenciaram quente/frio, seco/molhado, duro/mole, áspero/liso.
5. Olfato: "Odores diversos"
            Buscando estimular a experiência de cada um com o olfato, os alunos tentaram adivinhar e identificar alguns "cheiros": café, achocolatado, açúcar, farinha, bicarbonato, vinagre e limão.
            Posteriormente ampliamos a percepção para odores do cotidiano: caderno, apostila, lápis, giz de cera, tecido (sabão), suor, chulé.
 
            Ao realizarmos estas diferentes atividades, buscamos estimular nossos alunos a experimentarem e exercitarem seus sentidos, com o objetivo de possibilitar que fiquem mais atentos aos fenômenos do mundo. Também buscamos resgatar a importância das experiências em Ciência, sem que seu conteúdo seja apenas expresso por explicação e apreensão através de um livro didático.
            Atenciosamente,
                                                                       Coordenação e Professoras do Curso

 

Agenda

Novembro / 2017

02 - Feriado - Finados

03 - Aulas nornais

05 - Provas Enem: Linguagens / Redação / Ciências Humanas

08 - Festival de Ginástica e Tecido Acrobático - NOVA DATA 24/11

10 - Estudo do Meio - 6º Ano - Serra do Japi

12 - Provas Enem: Ciências da Natureza / Matemática

    15 - Feriado - Proclamação da República

    16 - Divulgação do gabarito das provas do Enem

    20 - Feriado - Consciência Negra

    24 - Festival de Ginástica e Tecido Acrobático - 20:00h - Aberto ao público