6ª ao 9ª Ano - Fundamental
O trabalho pedagógico desenvolvido no Ensino Fundamental II do Colégio EDUCAP concilia o ensino dos conteúdos programáticos estabelecidos pelo MEC com a formação integral do aluno.
Trabalhamos na perspectiva da filosofia humanista, centralizada no homem, com visão crítica e histórica da humanidade, o que leva o aluno a se ver como parte integrante e decisiva da História.
Acreditamos que o currículo deste segmento não se deve restringir aos conteúdos das diferentes disciplinas, mas abranger sua integração com projetos, atividades práticas e Estudos do Meio.
Além disso, a nossa metodologia de ensino trabalha, diferentemente das demais escolas da região, com o projeto Plataforma e Síntese, o qual gira em torno de uma Unidade Pedagógica que se renova a cada semestre.
Podemos afirmar que nosso trabalho tem nos garantido excelentes taxas de aprovação nas escolas técnicas de Campinas e região, além de preparar os alunos com excelência para o Ensino Médio.
No primeiro dia de aula de cada semestre, os professores lançam aos alunos (daí o nome plataforma) uma pergunta que será a unidade pedagógica do semestre, fazendo a integração de todas as disciplinas e trabalhada sob vários aspectos, conforme os objetivos de cada uma delas. Esse lançamento é realizado com base em um estudo coletivo dos professores, que determinam o tema a ser explorado a partir de uma pergunta instigante, posteriormente desenvolvida e respondida em equipes de alunos.
Trata-se de um momento conclusivo no qual os alunos, na presença dos professores da série, responderão à questão proposta na plataforma do primeiro dia de aula do semestre e trabalhada ao longo dele.
Nessa atividade final, os alunos têm a oportunidade de apresentar à banca de professores o processo de aprendizagem pelo qual passaram, as pesquisas desenvolvidas e as descobertas realizadas, além de enfrentarem o desafio de se colocarem publicamente na comunicação de seu trabalho.
Como a escola é laica, não há aula de religião. Ministramos aula de Reflexão, quando são trabalhados valores como ética, cidadania e filosofia, além de outros temas: hábito de estudo, uso responsável da internet, drogas, adolescência, sexualidade e profissões.
São realizados encontros de uma hora/aula semanal, coordenados pela Orientadora Educacional.
Coerentemente com a proposta de trabalho de formação integral do aluno, a avaliação é global, ou seja, o EDUCAP tem como filosofia trabalhar o ser humano integralmente em todos os seus aspectos: físicos, emocionais, sociais e cognitivos. Portanto, a avaliação de seu desenvolvimento e aprendizagem valoriza diversos aspectos, sua participação nos projetos, tarefas de casa, trabalhos desenvolvidos durante cada bimestre e resultados de provas bimestrais.
Ao final de cada bimestre, os pais recebem os boletins com os conceitos e são convidados a participar de entrevistas com os professores para compartilhar dados sobre seus filhos, avaliar mais detalhadamente o percurso desenvolvido no semestre e orientar ou propor estratégias de estudo.
O Colégio EDUCAP tem em sua equipe pedagógica um profissional com a função de acompanhar e orientar o desenvolvimento escolar, emocional e social de seus alunos. É o(a) Orientador(a) Educacional, que faz a ponte entre alunos e professores, na busca de um desenvolvimento harmonioso e produtivo do processo ensino aprendizagem.
Os componentes curriculares que compõem a carga horária dos alunos do Fundamental II estão dispostos na tabela a seguir:
Horário de Aulas
Manhã: 7h 10min – 12:30h
Tarde: 13h 10min – 18h 30min