O Colégio EDUCAP passou a oferecer o curso do Ensino Médio em 1999. Desde então, adota uma filosofia que preza por uma formação humanística, pelo desenvolvimento do pensamento crítico, da formação ética e da construção de um aprendizado significativo aos jovens adolescentes.

Além de trabalhar com os conteúdos formais, seu currículo prioriza o desenvolvimento de competências essenciais para que os alunos possam enfrentar os desafios da contemporaneidade.

A preocupação em prepará-los para o exame do ENEM e para os diferentes vestibulares tem relevância nos planejamentos dos professores.

O EDUCAP já foi a escola campineira melhor pontuada nos exames do ENEM por duas vezes, nos anos de 2008 e 2012, se mantendo sempre entre as melhores, e seu alunado tem uma alta aprovação nos vestibulares.

O currículo do Ensino Médio é baseado nas orientações curriculares nacionais e é trabalhado para desenvolver no aluno as competências necessárias para enfrentar não só os exames, mas também o ensino superior: a capacidade de dominar diferentes formas de linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações problemas, argumentar e elaborar propostas criativas.

Equipe Pedagógica

O corpo docente é formado por professores experientes e com muitos anos de casa. Contam com apoio da escola para sua formação continuada e troca de experiências em reuniões de equipes que acontecem quinzenalmente.

Material Didático

O Colégio EDUCAP não adota apostilas ou material de sistemas de ensino. Os professores escolhem criteriosamente os livros didáticos mais atualizados e de qualidade educacional, coerentes com sua proposta pedagógica.

Avaliação

Os alunos são avaliados por meio de provas mensais, bimestrais e simulados de vestibulares. Além disso, os professores propõem tarefas diversificadas e contextualizadas que desafiam o desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos. O resultado do processo de aprendizagem é registrado a cada bimestre por conceitos e não notas.

Quando há necessidade, os alunos são orientados a frequentar o Plantão de Dúvidas, oferecido no período da tarde. Se o aluno obtém um conceito insatisfatório, a escola oferece aulas de recuperação.

Apoio ao Aluno

O Colégio EDUCAP, além de contar com um coordenador pedagógico específico para o curso do Ensino Médio, também conta com uma orientadora educacional que acompanha o desenvolvimento de cada aluno, orientando-os nos estudos, na escolha de cursos superiores e propondo estratégias de estudo quando apresentam dificuldades. É também o canal de comunicação com os pais.

Comunicação com os Pais

Os pais são sempre bem-vindos à escola para tratar de assuntos relativos ao desempenho de seus filhos. Entretanto, há datas estabelecidas, no calendário escolar, para entrevistas com os professores que, nesta oportunidade e junto com seus filhos, avaliarão os resultados alcançados no bimestre.

Atividades Extracurriculares

Os alunos do Ensino Médio do EDUCAP participam das atividades do colégio, desde festas comemorativas, saraus e jogos esportivos, até aquelas propostas especialmente para eles, como Estudos do Meio.

Os alunos também são encorajados a participar de Olimpíadas Nacionais e outros eventos. No ano de 2018, a equipe do nosso Ensino Médio foi vencedora da medalha de ouro da Olimpíada Nacional em História do Brasil, promovida pela UNICAMP.

Os componentes curriculares que compõem a carga horária dos alunos do Ensino Médio estão dispostos na tabela a seguir:

Horário de Aula

Manhã: 7h 10min - 12h 30min ou 13h 20min

Agenda

Setembro / 2018

7 - Feriado Nacional - Independência do Brasil

11 - Palestra sobre adolescência com Dr. Geraldo Ballone

13 - Palestra de passagem de curso - 5º para 6º ano do Ens. Fundamental

22 - Olimpíada Interna de Matemática - 3ª fase